top of page
Foto do escritorBLOG Dr. GUILHERME RICCI

Idosos podem se submeter à cirurgia de quadril?

Sim, idosos podem se submeter à cirurgia de quadril em caso de fratura.


As fraturas do quadril permanecem como uma das mais comuns e devastadoras lesões traumáticas da população geriátrica e podem estar associadas a traumas de grande e pequena energia, sendo esta a mais comum nos idosos. Acometem mais o sexo feminino e, embora apresentem boa consolidação, estão associadas à elevada taxa de morbidez e mortalidade.


O tratamento conservador (não cirúrgico) das fraturas do quadril acarreta deformidades provocadas por encurtamento e desvio rotacional, dificultando o retorno às atividades funcionais prévias à lesão.


Portanto, apesar de existir a opção do tratamento conservador, é consenso que o tratamento ideal é o cirúrgico e tão logo seja possível, de preferência nas primeiras 48 horas, desde que o paciente possua condições clínicas favoráveis.


O primeiro sintoma do quadril fraturado é uma dor profunda na lateral desta região ou na virilha. O tratamento cirúrgico é indicado para os casos de fraturas instáveis, com deslocamento e com lesões ligamentares. O procedimento cirúrgico envolve a redução, ou seja, a colocação do osso ou da articulação no seu lugar, seguida da estabilização da fratura por meio de placas e parafusos que são fixados no osso.

Comments


bottom of page