A colocação de uma prótese total de quadril é um dos procedimentos mais bem-sucedidos em toda a medicina. No entanto, com o decorrer do tempo alguns ou todos os componentes da prótese implantados na cirurgia primária poderão necessitar de substituição. Este procedimento cirúrgico é denominado Artroplastia de Revisão do Quadril.
Existem diferentes tipos de cirurgia de revisão. Em alguns casos, apenas alguns componentes da prótese precisam ser substituídos. Em outros casos, a prótese inteira precisa ser removida e substituída, podendo estar acompanhada por falhas ósseas que necessitem reconstrução com implantes metálicos ou enxerto ósseo.
As principais causas de revisão de uma prótese total de quadril são:
• Dor
• Instabilidade (luxações repetidas da prótese - “desencaixar”)
• Falhas mecânicas (desgaste, afrouxamentos ou quebra dos implantes)
• Fraturas periprotéticas
• Infecções
A cirurgia de quadril é um procedimento de alta complexidade que exige do cirurgião habilidade, experiência e conhecimentos profundos de anatomia, de fisiopatologia e de biomecânica. Portanto, com um amplo planejamento cirúrgico, bem como o uso de implantes e instrumentos especializados, eficiência médica e cuidados pós-operatórios do paciente, as próteses podem durar muitos anos sem a substituição de componentes.
Comments