A
é uma técnica cirúrgica na qual o ortopedista consegue realizar o procedimento por meio de pequenas incisões (cortes) na pele com uso de uma câmera em miniatura e pequenos instrumentos visualizados através de um monitor.
Antes do desenvolvimento dessa técnica, para acessar a articulação era necessário uma luxação controlada, ou seja, o fêmur era deslocado da bacia, em uma cirurgia de porte bem maior.
A artroscopia do quadril tem diversas indicações: impacto fêmoro-acetabular (IFA), lesão do lábio acetabular, lesões da cartilagem, ressaltos do quadril, lesões do tendão do glúteo médio, tumores benignos (como condromatose sinovial e sinovite vilonodular), síndrome do piriforme, etc. Porém a principal indicação é o IFA/lesão labial.
Atualmente, a Artroscopia do Quadril é um procedimento efetivo, com altas taxas de sucesso e melhora clínica do paciente. O período de internação padrão é de aproximadamente um dia, mas pode mudar de acordo com a evolução do paciente. É uma intervenção que tem baixo risco de sangramento, pouca dor e limite funcional, diminuindo o risco de complicações e garantindo rápida recuperação do paciente em suas atividades cotidianas.
Comments